Conversão das antigas moedas para o euro
Taxas fixas e ferramentas de cálculo
Confira os valores de conversão definidos para as 20 moedas nacionais substituídas pelo euro, com cálculo automático nos dois sentidos.
Lista dos câmbios oficiais na área do euro
- Euro-Coroa Eslovaca
- Euro-Coroa Estoniana
- Euro-Dracma Grega
- Euro-Escudo Português
- Euro-Florim Holandês
- Euro-Franco Belga
- Euro-Franco Francês
- Euro-Franco Luxemburguês
- Euro-Kuna Croata
- Euro-Lats Letão
- Euro-Libra Cipriota
- Euro-Libra Irlandesa
- Euro-Libra Maltesa
- Euro-Lira Italiana
- Euro-Litas Lituano
- Euro-Marco Alemão
- Euro-Marco Finlandês
- Euro-Peseta Espanhola
- Euro-Tolar Esloveno
- Euro-Xelim Austríaco
O euro
Moeda oficial da União Europeia, é hoje utilizada como única moeda por 20 países membros da UE: Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha, com uma população total de 340 milhões.
O euro é também a moeda oficial da Cidade do Vaticano, de Mônaco e de San Marino devido à sua união monetária pré-existente com outros estados membros. O principado de Andorra, Montenegro e Kosovo adotaram unilateralmente a moeda.
O Banco Central Europeu (BCE) tem sede em Frankfurt e gere a política monetária juntamente com os bancos centrais dos países participantes (Eurosistema).
Na linguagem comum, a moeda também é chamada de teuro (Alemanha), ege (Finlândia), yoyo (Irlanda) ou leru (Espanha).
Início da circulação nos vários países
O euro foi oficialmente introduzido em 1 de Janeiro de 1999 para as transacções electrónicas. Só mais tarde foram distribuídas as moedas e notas nos vários estados.
Entrou em circulação em 1 de janeiro de 2002 na Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha. As taxas de conversão fixas para as moedas participantes foram estabelecidas na reunião do ECOFIN em 30 de dezembro de 1998.
Posteriormente, a circulação ocorreu em 2007 na Eslovénia, 2008 em Chipre e Malta, 2009 na Eslováquia, 2011 na Estónia, 2014 na Letónia, 2015 na Lituânia e 2023 na Croácia.
A taxa de câmbio da lira foi fixada em 1 euro = 1936,27 liras italianas (ITL).
Moedas circulantes
Cada moeda tem um lado comum, enquanto o outro é decidido individualmente por cada um dos estados membros ou aqueles que tenham obtido a autorização para cunhá-las. No final de 2019, existem 184 modelos diferentes que podem circular livremente em todos os países europeus.
O euro (símbolo €) é dividido em 100 cêntimos e as moedas em circulação são 1, 2, 5, 10, 20, 50, 1, 2.
As notas de 1 e 2 cêntimos já não são emitidas na Itália, na Finlândia e nos Países Baixos, mesmo que estejam em circulação legal.
Notas emitidas
As notas emitidas são idênticas em cada estado. Os valores-limite em circulação são 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 €.